Saiba quando a Lipoaspiração pode ser a solução para o seu corpo

A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico que visa remover gorduras localizadas de determinadas partes do corpo. Mas você sabe o que significa gordura localizada e porque ela existe? Antes de abordar a lipoaspiração e os benefícios que a envolvem, vamos a uma breve explicação sobre o alvo de sua realização.

A gordura localizada ou subcutânea trata-se do excesso de tecido adiposo, que é formado através do armazenamento feito pelo nosso corpo com a “sobra” de glicose, em determinadas áreas. Isso acontece porque nosso organismo se antecipa para que, em caso de emergência, tenhamos uma reserva energética – então nos estimula a consumir mais do que exatamente precisamos para nos manter ativos.

Por isso é tão difícil eliminar essas gorduras, pois armazená-las faz parte do nosso metabolismo natural. É claro, no entanto, que uma alimentação desequilibrada, problemas hormonais e falta de exercícios físicos podem contribuir para o aumento desse acúmulo. Nas mulheres, os locais mais comuns para a gordura se acumular são: abdome, flancos (onde ficam os “pneus”) e culotes. Agora vamos voltar nosso foco à lipoaspiração.

Quando a lipoaspiração é indicada?

Saiba quando a Lipoaspiração pode ser a solução para o seu corpo

A lipoaspiração é um dos procedimentos mais procurados por aqueles que desejam mudanças estéticas, sendo a segunda cirurgia plástica mais realizada no Brasil – e também a segunda mais aplicada em homens. Por isso, é muito importante entender em que casos ela é indicada.

  • pacientes adultos, com gorduras localizadas, cuja a pele seja firme, elástica e com bom tônus muscular;
  •  pacientes saudáveis;
  •  próximos ao peso ideal para o tipo de corpo e altura;
  • não fumantes.

Quando eu devo esperar para realizar uma lipoaspiração?

Saiba quando a Lipoaspiração pode ser a solução para o seu corpo

Toda decisão de realizar uma cirurgia plástica é pessoal e no Instituto PERFACE respeitar a individualidade de cada paciente não é um objetivo, mas uma obrigação. Contudo, também é nosso dever deixar os objetivos claros e dentro das reais possibilidades do procedimento, estando inclusive cientes das limitações do mesmo.

Sendo assim, é importante chamar a atenção para o fato que a lipoaspiração não é um tratamento para obesidade ou um substituto para uma dieta apropriada – necessariamente individual – e exercícios físicos regulares. Em caso de dúvidas, consulte os serviços de nutrição clínica e nutrição esportiva. Isso não quer dizer que ela não cause perda de peso, pelo contrário: é normal que haja diminuição no peso corporal de quem realiza a cirurgia, este só não pode ser o foco do procedimento. E os melhores resultados são obtidos com a ajuda de outras ações, como reeducação alimentar e prática de exercícios físicos.

Da mesma forma, a lipoaspiração não é um tratamento para celulites, estrias ou pele flácida e redundante que aparecem tipicamente nas coxas, quadris e glúteos.

*Imagem meramente ilustrativa. As condições que determinam obesidade em qualquer indivíduo são diversas e só podem ser comprovadas através de exames clínicos, laboratoriais e uma consulta médica.

Como funciona uma lipoaspiração?

Saiba quando a Lipoaspiração pode ser a solução para o seu corpo

A lipoaspiração é uma cirurgia realizada com o auxílio de cânulas (tubos) de aspiração que são introduzidas no corpo através de pequenas incisões (cortes).

Após a anestesia, uma cânula é inserida através destas incisões para soltar o excesso de gordura, realizando um cuidadoso movimento de entrada e saída da pele. A gordura deslocada é, então, aspirada para fora do corpo, utilizando um aspirador cirúrgico ou seringa ligada à cânula.

Além da aspiração de tecido adiposo, pode ser que haja necessidade de realizar procedimentos paralelos, como remoção de excesso de pele, para corrigir a flacidez. No total, a lipoaspiração geralmente tem duração de 3 a 4 horas.

Onde a lipoaspiração pode ser realizada?

Saiba quando a Lipoaspiração pode ser a solução para o seu corpo

As principais regiões do corpo em que essa cirurgia plástica pode ser utilizada são: submento (“papada”), braços, região torácica, abdome, cintura, costas, quadril, glúteos, coxas, região interna do joelho e pernas.

O que esperar do pós-operatório?

No início a sensação de inchaço, áreas arroxeadas e desconforto na área operada são normais.

Você será instruída a evitar esforços físicos ou carregar peso por vários dias no pós operatório.  O retorno às atividades normais será gradual sob orientação do cirurgião.

Algumas áreas com falta de sensibilidade e discretamente endurecidas na região operada podem ocorrer e melhoram gradativamente nos meses que se seguem.

Como o processo de cicatrização inicial leva cerca de 5 a 10 dias, os pontos só serão removidos após esse período. O processo completo leva vários meses, sendo portanto necessário manter alguns cuidados específicos que serão orientados pelo seu cirurgião plástico. As cicatrizes resultantes são permanentes e o resultado final dependerá da individualidade de cada paciente.

Quer agendar uma consulta ou visita para saber mais informações sobre a lipoaspiração ou qualquer outra cirurgia plástica? Entre em contato conosco! Nós, do Instituto PERFACE, teremos o maior prazer em atendê-lo.

Saiba mais sobre