Saiba tudo sobre a Rinoplastia em nariz caucasiano e suas variações

A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais buscadas justamente por onde atua – o nosso nariz está entre as primeiras características físicas a serem notadas pelas pessoas às quais conversamos ou mesmo olhamos. Pelo mesmo motivo, é extremamente importante entender que nossa identidade precisa ser preservada após a intervenção estética e funcional que é uma cirurgia plástica. Os objetivos, por sua vez, têm de ser melhorar a autoestima e aperfeiçoar os traços que já existem em nosso corpo.

Foi para esclarecer todos esses aspectos de forma transparente que surgiu nossa série sobre rinoplastia, onde já falamos sobre as peculiaridades do nariz asiático, e agora falaremos do nariz caucasiano. Esperamos que seja útil pra você! Se curtir, deixe um comentário no final desta página!

Quais são os benefícios da Rinoplastia?

Antes de abordar as características do nariz caucasiano e suas variações, é essencial que você esteja ciente dos principais pontos positivos da rinoplastia que independem do tipo de nariz que você possui, sendo válidos para todos os pacientes.

O que consideramos como grande benefício é, na verdade, um estado de espírito trazido pelos ganhos de confiança e autoestima que são observados em todos aqueles que se submetem ao procedimento. Nós sabemos que a rinoplastia é uma cirurgia muito desejada, já que o nariz pode causar muito incômodo caso o paciente não esteja satisfeito com sua imagem. Por isso, realizá-la pode significar uma melhora no ânimo.

Saiba tudo sobre a Rinoplastia em nariz caucasiano e suas variações

Com um nariz mais harmonizado com o seu rosto, adaptado aos seus objetivos, é natural o aumento da autoestima, consequência que pode se desdobrar para todas as áreas da vida do paciente.

Em relação aos ganhos estéticos, é claro que a mudança de formato do nariz é a principal delas. Contudo, é muito importante ser honesto com o seu cirurgião plástico, pois essa ideia de “nariz ideal” é muito variável e nem sempre pode ser aplicada no seu caso. Essas alterações visíveis também podem ser necessárias em emergências, depois de acidentes por exemplo, para restaurar partes prejudicadas.

Na parte funcional, a rinoplastia beneficia a respiração, que pode ajudar em vários outros quadros e solucionar problemas que às vezes perduram por décadas. Você é daquelas que sofre com alergias crônicas? Elas levam a alterações no tecido nasal, assim como o desvio de septo, e é comum que potencializem problemas para dormir, que podem ser melhorados com o procedimento aliado a tratamentos clínicos.

Dependendo do seu caso, procedimentos como a turbinectomia (retirada dos cornetos) e a septoplastia (correção de desvio de septo) podem ser realizados junto à rinoplastia. Já imaginou conquistar beleza, autoestima e ainda resolver os problemas respiratórios de uma só vez?

Qual é a diferença do nariz caucasiano para os outros?

O nariz caucasiano tem algumas características específicas que o diferenciam dos outros – asiático e negroide. Para facilitar, fizemos uma pequena lista:

  • O formato é mais fino que os outros, com as narinas em aberturas menores e geralmente em formato oval, paralelo ao dorso;
  • As cartilagens do nariz caucasiano normalmente são bem fortes e apresentam boa resistência durante a rinoplastia. O que faz com que alguns indivíduos tenham a ponta do nariz mais “arrebitada”;
  • O dorso nasal varia entre côncavo e convexo, sendo o primeiro mais comum e o segundo conhecido como adunco ou aquilino, quando há projeção na parte de cima e a ponta caída, que fica evidente quando o paciente sorri;

Quais são as vantagens da Rinoplastia em nariz caucasiano?

Saiba tudo sobre a Rinoplastia em nariz caucasiano e suas variações

O cirurgião plástico que se debruça sobre um caso de rinoplastia em nariz caucasiano possui basicamente dois pontos de atenção, além de todos os outros que são inerentes ao procedimento básico, e são eles que determinam o alcance de um resultado concreto para o paciente:

  • O mito do nariz ideal
    Apesar de muitos acharem que sim, não é possível seguir um modelo para realizar a rinoplastia perfeita. O nariz caucasiano pode se tornar uma armadilha se a largura for muito diminuída. Assim, é preciso buscar a harmonia entre a projeção do dorso e a largura.
  • A preservação dos traços étnicos
    É preciso sempre cuidado para manter as características do nariz caucasiano – pois perder sua identidade pode ter consequências sérias na autoestima do paciente. Pode parecer esquisito, mas quem sempre foi “narigudo” pode vir a necessitar de uma mudança suave, que combine com seu tipo de rosto e não abandone sua personalidade. Achar esse equilíbrio é o grande desafio da ciência da rinoplastia.

O que você achou do artigo? Em caso de qualquer dúvida sobre a Rinoplastia ou qualquer outro procedimento, entre em contato com o Instituto PERFACE! Teremos o maior prazer em lhe atender.

Saiba mais sobre