suplementos-alimentaresOs suplementos alimentares são preparações destinadas a complementar o plano alimentar de um paciente e fornecer nutrientes que podem estar faltando, ou não podem ser consumidos em quantidade suficiente na dieta de uma pessoa.

Atualmente existem muitos produtos no mercado com eficácia comprovada, que poderão trazer vários benefícios para a melhora da performance atlética. Contudo, é preciso deixar claro que existem também, produtos sem nenhuma comprovação científica quanto aos benefícios e efeitos colaterais produzidos pelo seu consumo.

Importante salientar, que os suplementos alimentares isoladamente não produzem “ milagres” e que eles são “coadjuvantes” no processo em busca do físico desejado. Os “atores principais” são: a prescrição correta do plano alimentar e o programa de exercícios físicos.

Muitos pacientes questionam se existe diferença em suplementos para homens e mulheres. O que determinará a suplementação não será o sexo do indivíduo e sim o objetivo a ser alcançado, a intensidade do programa de atividade física e a rotina diária do paciente.

A Anvisa, classifica os suplementos alimentares da seguinte forma:

I – suplemento hidroeletrolítico para atletas: produto destinado a auxiliar a hidratação;

II – suplemento energético para atletas: produto destinado a complementar as necessidades energéticas;

III – suplemento protéico para atletas: produto destinado a complementar as necessidades protéicas;

IV – suplemento para substituição parcial de refeições de atletas: produto destinado a complementar as refeições de atletas em situações nas quais o acesso a alimentos que compõem a alimentação habitual seja restrito;

V – suplemento de creatina para atletas: produto destinado a complementar os estoques endógenos de creatina;

VI – suplemento de cafeína para atletas: produto destinado a aumentar a resistência aeróbia em exercícios físicos de longa duração;

Procure profissionais qualificados e capacitados para que, através de métodos personalizados, sejam prescritas as orientações corretas do seu programa de exercícios físicos e nutricional em busca do seu objetivo.

Rogério Barros
Nutricionista e Personal trainer
CRN 1 / 9683, CREF 4958G/DF

Saiba mais sobre