Suplementos alimentares: o guia completo!

Atualmente, treinar e não ouvir recomendações daquele seu colega de academia indicando suplementos alimentares para um melhor desempenho é quase uma situação remota, não é verdade? Existem diversas opções de suplementos alimentares no mercado, mas o que não nos falta também são dúvidas dos benefícios da suplementação e até mesmo quais as suas indicações. A Dra. Isabelle Caiado, nutricionista do Instituto PERFACE, traz informações valiosas sobre a suplementação alimentar para você preservar a sua saúde e alcançar os melhores resultados em sua rotina de exercícios físicos.

O que são os suplementos alimentares e qual seu objetivo?

Em sua maioria, os suplementos alimentares são vitaminas, minerais e aminoácidos utilizados para suprir deficiências nutricionais ou complementar a alimentação. Eles não devem ser utilizados para substituir as refeições e sim para complementar, caso haja necessidade.

Vale ressaltar que uma alimentação que contenha grande quantidade de frutas, legumes, verduras, cereais, quantidades adequadas de proteína e gorduras saudáveis geralmente proporciona ao organismo todos os nutrientes necessários à boa saúde. E a suplementação alimentar terá um melhor resultado se combinada com hábitos de vida saudáveis.

Quem necessita de suplementos alimentares?

Uma boa alimentação, a prática regular de esportes e hábitos saudáveis, estão na rotina de atletas amadores e profissionais. Para aqueles que praticam uma atividade física regular, como é o caso de musculação ou corrida, ou mesmo atletas que veem no esporte uma forma de trabalho, a inserção de suplementos alimentares tem como objetivo completar a dieta diária do esportista, auxiliar na reposição de vitaminas e sais minerais e na recuperação do tecido muscular.  Em outros casos, se a pessoa tem alguma deficiência nutricional a qual não é suprida pela alimentação, faz se o uso da suplementação para adequar a carência nutricional.

Quais os tipos de suplementos alimentares?

Existem diversos tipos de suplementos alimentares no mercado, mas eles podem ser divididos em:

  • Suplementos Hipercalóricos: são suplementos com alto valor energético, compostos por carboidratos e aminoácidos essenciais, que não são produzidos pelo nosso organismo.
  • Suplementos Hiperproteicos: são suplementos proteicos compostos de aminoácidos essenciais indicados para o aumento da massa muscular.
  • Suplementos Termogênicos: são suplementos que ajudam no aumento do metabolismo basal, favorecendo a perda de peso e eliminação da gordura corporal.
  • Suplementos Antioxidantes: são as opções ricas em nutrientes antioxidantes que colaboram com a limpeza do organismo, eliminando radicais livres responsáveis por agravar quadros de doenças e do envelhecimento precoce.
  • Suplementos Polivitamínicos e Minerais: são suplementos indicados para indivíduos que precisam repor vitaminas e minerais.

Como usar os suplementos alimentares?

Os suplementos alimentares devem ser indicados apenas por profissionais de saúde devidamente certificados. A sua ingestão deve ser seguida somente pela pessoa a quem se destina e para garantir a sua eficácia sem prejudicar a saúde, é extremamente importante obedecer o tipo, dosagem, intervalos e horários de ingestão.

Riscos da suplementação.

Cada indivíduo tem a sua individualidade bioquímica, por isso é importante entender que o que funciona para o colega do treino não necessariamente garantirá os mesmos benefícios para você! Suplementos alimentares em doses elevadas ou dependendo do componente, podem causar efeitos colaterais maléficos para o organismo, pois o excesso de vitaminas ou outras substâncias podem sobrecarregar o fígado e os rins, influenciando no quadro de intoxicação e no surgimento de patologias.

Portanto, não compre suplementos por conta própria, sem orientação de um profissional. As vantagens da suplementação alimentar são enormes, mas apenas se respeitar a individualidade de cada organismo. Atualmente nos ambientes das academias, não só o famoso Whey Protein mas até mesmo anabolizantes são muito comercializados de forma leviana e ilegal. Procure o aconselhamento de seu nutricionista ou um médico antes de escolher tomar um suplemento alimentar e lembre-se que adotar uma alimentação saudável e equilibrada é o melhor caminho para se obter resultados satisfatórios e qualidade de vida.

Interessou-se por esse artigo e quer tirar dúvidas com um de nossos nutricionistas? Agende um contato conosco e revele a sua atitude!

Saiba mais sobre