Tomar colágeno via oral faz bem para a pele?
A dúvida é frequente: tomar colágeno via oral realmente faz bem para a pele? A resposta ainda é indefinida, mas a dermatologista Dra. Tainah de Almeida nos explica:
O colágeno é a proteína mais abundante em nosso corpo e está presente na pele (onde é responsável por sua estrutura, força e elasticidade), nos ossos, articulações, tendões, cartilagem e em diversos outros órgãos.
Sabemos que com o envelhecimento perdemos e produzimos menos colágeno e suas fibras se tornam mais finas, com redução de tônus, resistência e sustentação da pele. Além disso, a exposição solar degrada as fibras existentes dessa proteína. Entretanto, a suplementação de colágeno pode não ser útil se a molécula ingerida for muito grande, pois ela será fragmentada durante a digestão e, com isso, não aproveitada e nem transportada até a pele.
Alguns produtos possuem o colágeno em sua forma hidrolisada ou em pequenos peptídeos (fragmentos), o que favoreceria sua absorção intestinal. Estudos recentes demonstram resultados animadores relacionados à suplementação desse colágeno fragmentado com a melhora da hidratação, das rugas, da firmeza da pele e estimulo à síntese de colágeno e de ácido hialurônico. Todavia, o real benefício ainda não é um consenso entre todos os especialistas.
Além do colágeno hidrolisado, existem outras alternativas recomendadas por profissionais de dermatologia para estimular a produção de colágeno na pele. Algumas delas são o bioestimulador ácido poli-L-lático (Sculptra), os peelings e o laser.
Converse com o seu dermatologista para que ele indique o melhor tratamento e a necessidade de suplementação de colágeno para a sua pele!

Saiba mais sobre