Vitaminas e sais minerais

Revelar uma beleza natural e saudável é o que mais queremos ultimamente. Que tal começarmos a aprender como as vitaminas e sais minerais colaboram para deixar os cabelos, unhas e pele ainda mais bonitos e saudáveis? A dermatologista Dra. Tainah de Almeida e os nutricionistas Dra. Isabelle Caiado e Dr. Rogério Barros do Instituto PERFACE prepararam uma listinha com as vitaminas e sais minerais mais importantes para essa função!

  • Betacaroteno: É um pigmento com ação antioxidante, que protege contra a vermelhidão induzida pelos raios ultravioleta e importante para a formação de melanina. O betacaroteno pode ser encontrado em vegetais de cor alaranjada e amarelada como a manga, abóbora e cenoura.
  • Vitamina A: Atua na produção de colágeno, na manutenção da estrutura da pele, na cicatrização, no crescimento e no fortalecimento das unhas. Também estimula o crescimento saudável dos cabelos e evita que eles fiquem secos e quebradiços. A vitamina A pode ser encontrada na manteiga, leite, gema de ovo, fígado, espinafre, chicória, tomate, mamão, batata e na abóbora.
  • Vitamina B2 (Riboflavina): Participa na produção de vitamina B6 e sua deficiência resulta em alterações na produção do colágeno. A vitamina B2 por ser encontrada no fígado, espinafre e na berinjela.
  • Vitamina B6 (Piridoxina): Participa no metabolismo das proteínas e sua ausência está relacionada a lesões seborréicas, inflamação na língua (glossite), nos cantos da boca (queilite) e nas dobras (intertrigo). Mantém por mais tempo a cor dos cabelos e a sua falta pode causar a queda dos fios. A vitamina B6 pode ser encontrada na carne bovina e suína, fígado, cereais integrais, batata e na banana.
  • Vitamina C: Tem ação antioxidante potente, protege o DNA contra os danos da exposição solar, estimula a produção de colágeno, protege contra infecções e auxilia na cicatrização. A vitamina C pode ser encontrada em frutas cítricas como o limão, laranja e abacaxi, no mamão, goiaba, caju, alface, tomate, cenoura, pimentão, nabo e no espinafre.
  • Vitamina E: Possui ação antioxidante e estabilizadora de membranas celulares e ajuda a proteger a pele contra a vermelhidão causada pelo sol. Também previne a queda de cabelos e aparecimento dos fios brancos. A vitamina E pode ser encontrada nas nozes, carnes em geral, amendoim, óleos e na gema de ovo.
  • Zinco: Tem ação antioxidante, participa na produção de colágeno, é importante no processo de cicatrização da pele, na produção de proteínas, na redução da inflamação e do dano decorrente da radiação UVA. Sua deficiência pode levar à acne, inflamação da unha, queda de cabelo progressiva, dermatite nas mãos e pés, nos cantos da boca, na língua e ao redor de orifícios. O zinco pode ser encontrado nas carnes em geral, fígado, peixe, ovo, leguminosas e nas nozes.
  • Cobre: É um agente antioxidante e um componente essencial na produção de melanina – responsável por dar cor a pele – e na produção e maturação do colágeno e da elastina. Também é fundamental na produção e na maturação do cabelo. Sua deficiência pode resultar em danos estruturais nos cabelos. O cobre pode ser encontrado no centeio, lentilha, banana, damasco, passas, ameixa, batata e no espinafre.
  • Selênio: Tem ação antioxidante, protege a pele contra os danos induzidos pela radiação solar e traz benefícios para pacientes com acne. A deficiência do mineral aumenta o risco de neoplasias cutâneas e dos danos provocados pela radiação UV, além da possibilidade de causar manchas brancas na unha e despigmentação dos cabelos. O selênio pode ser encontrado no trigo, gema de ovo e castanha do pará.
  • Silício: Participa na cicatrização de feridas e sua ausência leva a alterações no metabolismo do colágeno. O silício pode ser encontrado na amora, aveia, escarola, alface, abóbora, azeitona e na cebola.
  • Biotina: Estimula o espessamento, fortalecimento e crescimento das unhas. Auxilia no tratamento de unhas quebradiças, no fortalecimento do cabelo e retardo da sua perda. A biotina pode ser encontrada no amendoim, avelã, farelo de trigo, amêndoa e farelo de aveia.
  • Cálcio: Estimula o crescimento das unhas e a resistência óssea. O cálcio pode ser encontrado em queijos, leite, nozes, uva, cereais integrais, nabo, couve, chicória, feijão, lentilha, amendoim e na castanha de caju.
  • Ferro: Importante para a formação da hemoglobina, componente do sangue. Em baixas quantidades pode gerar anemia, o que repercute em pele seca e unhas e cabelos fracos. O ferro pode ser encontrado no fígado, coração, gema de ovo, leguminosas, verduras, nozes, frutas secas e na azeitona.

 

Agora, é importante ressaltar que a suplementação indiscriminada de vitaminas não é indicada, pois o excesso de vitaminas e minerais pode ser prejudicial para o organismo. A melhor opção é sempre consultar seu dermatologista e seu nutricionista, que trabalharão em conjunto para avaliar a necessidade de exames e de suplementação de algum nutriente específico.

Viu como manter uma alimentação saudável, equilibrada e rica em vitaminas e sais minerais a partir de frutas, legumes, verduras e grãos pode ser uma grande aliada para manter a beleza de seus cabelos, unhas e pele?

Mantenha sua alimentação saudável e equilibrada e revele sua beleza natural.

Saiba mais sobre