A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico que visa corrigir um abdome com excesso de pele, gordura e flacidez. Os músculos abdominais, quando enfraquecidos e separados, podem também ser reparados.

É muito importante destacar que a abdominoplastia não substitui um programa de exercícios físicos e dieta balanceada e também não é utilizada como um instrumento de perda de peso. A variação de peso significativa após o procedimento, pode comprometer o resultado.

Quando se deseja realizar a abdominoplastia existem vários critérios que devem ser respeitados, como:

  • A primeira consideração é a escolha do profissional, pois assim como todas as demais cirurgias plásticas devem ser realizadas por um cirurgião plástico qualificado e de boa formação que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica com formação recomendada de no mínimo 11 anos.
  • A abdominoplastia deve ser realizada em ambiente hospitalar com a presença de um anestesista.
  • Não há uma idade específica para realizar a abdominoplastia, mas há contraindicação para mulheres que ainda tenham o desejo de engravidar e restrição para alguns casos de pacientes que já tenham se submetido a outras cirurgias abdominais.
  • No pré-operatório é fundamental para o sucesso abdominoplastia que o paciente tenha o IMC (Índice de Massa Corpórea) próximo ao ideal para o seu peso e altura. Em alguns casos, o paciente é orientado a um acompanhamento nutricional prévio à cirurgia para que se obtenha resultados mais duradouros. Também deve-se ter um objetivo claro e dentro das reais possibilidades do procedimento.
  • A durabilidade da abdominoplastia depende de fatores genéticos, como a tendência a flacidez de pele e musculatura, e hábitos de vida, como a alimentação e a prática de exercícios físicos.
  • A abdominoplastia não corrige estrias, a não ser que as mesmas estejam localizadas na região abaixo do umbigo que será ressecada.
  • A abdominoplastia pode ou não ser associada à lipoaspiração de algumas áreas de gordura localizada, mas cada caso será avaliado individualmente e a indicação dessa associação deve ser muito criteriosa e cuidadosa.
  • No pós-operatório o paciente deve seguir uma dieta de hidratação adequada a partir da ingestão de líquidos e evitar atividades ou esforços físicos durante os primeiros dias.
  • É muito importante a associação da abdominoplastia com cuidados de pele e tratamentos dermatológicos.

Portanto, antes de se submeter a uma abdominoplastia, é importante procurar um cirurgião competente e discutir detalhadamente sobre as suas expectativas em relação ao resultado, além das orientações pré e pós-operatórias. Contate a equipe do Instituto PERFACE e agende uma avaliação.

Seu corpo demonstra a sua beleza e confiança. Revele-se!

Saiba mais sobre