A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico que visa corrigir um abdome com excesso de pele, gordura e flacidez. Os músculos abdominais, quando enfraquecidos e separados, podem também ser reparados.

É muito importante destacar que a abdominoplastia não substitui um programa de exercícios físicos e dieta balanceada e também não é utilizada como um instrumento de perda de peso. A variação de peso significativa após o procedimento, pode comprometer o resultado.

Quando se deseja realizar a abdominoplastia existem vários critérios que devem ser respeitados, como:

  • A primeira consideração é a escolha do profissional, pois assim como todas as demais cirurgias plásticas devem ser realizadas por um cirurgião plástico qualificado e de boa formação que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica com formação recomendada de no mínimo 11 anos.
  • A abdominoplastia deve ser realizada em ambiente hospitalar com a presença de um anestesista.
  • Não há uma idade específica para realizar a abdominoplastia, mas há contraindicação para mulheres que ainda tenham o desejo de engravidar e restrição para alguns casos de pacientes que já tenham se submetido a outras cirurgias abdominais.
  • No pré-operatório é fundamental para o sucesso abdominoplastia que o paciente tenha o IMC (Índice de Massa Corpórea) próximo ao ideal para o seu peso e altura. Em alguns casos, o paciente é orientado a um acompanhamento nutricional prévio à cirurgia para que se obtenha resultados mais duradouros. Também deve-se ter um objetivo claro e dentro das reais possibilidades do procedimento.
  • A durabilidade da abdominoplastia depende de fatores genéticos, como a tendência a flacidez de pele e musculatura, e hábitos de vida, como a alimentação e a prática de exercícios físicos.
  • A abdominoplastia não corrige estrias, a não ser que as mesmas estejam localizadas na região abaixo do umbigo que será ressecada.
  • A abdominoplastia pode ou não ser associada à lipoaspiração de algumas áreas de gordura localizada, mas cada caso será avaliado individualmente e a indicação dessa associação deve ser muito criteriosa e cuidadosa.
  • No pós-operatório o paciente deve seguir uma dieta de hidratação adequada a partir da ingestão de líquidos e evitar atividades ou esforços físicos durante os primeiros dias.
  • É muito importante a associação da abdominoplastia com cuidados de pele e tratamentos dermatológicos.

Portanto, antes de se submeter a uma abdominoplastia, é importante procurar um cirurgião competente e discutir detalhadamente sobre as suas expectativas em relação ao resultado, além das orientações pré e pós-operatórias. Contate a equipe do Instituto PERFACE e agende uma avaliação.

Seu corpo demonstra a sua beleza e confiança. Revele-se!

Saiba mais sobre

  • Adriana Melo

    quero saber mais sobre uma cirugia de abdominoplastia

  • Eleuzina

    Tenho cicatrização quelóide, ja apareceu ou existe alguma solução

    para que deseja fazer cirurgia plástica sem ficar com aquela cicatriz feia?

    • Olá.
      Existem tratamentos tanto para cicatriz hipertrófica quanto quelóide. Há diferentes maneiras de abordar esse tipo de complicação e tudo vai depender de cada caso em particular. No entanto, ainda não há uma maneira 100% eficaz de evitar o surgimento dessas cicatrizes inestéticas pois cada organismo reage de uma forma diferente.
      O melhor a fazer é conversar com seu cirurgião detalhadamente a respeito do seu procedimento e que ele tire todas suas dúvidas antes de realizar o procedimento.
      Atenciosamente.
      Equipe PERFACE

  • marlucia

    gostarria de saber o que significa seroma pois tenho vinte dias de cirurgiia no abdomem e estou tendo muito ceroma.

    • Boa tarde.

      O seroma é um acúmulo de líquido que pode ocorrer no pós operatório de cirurgias como de abdominoplastia

      Sugiro que tire essas dúvidas e consulte seu cirurgião que realizou a cirurgia em você.

      Atenciosamente

  • Gabi

    Olá
    Gostaria de saber se é possível combinar na mesma cirurgia a abdominoplastia, mastopexia e lipoaspiração nas coxas.
    Grata,

    • Olá, Gabi.

      Sim, é possíve combinar tais procedimentos. Porém, é importante ressaltar que para um procedimento desse porte, é imprescindível fazer um preparo pré operatório rigoroso e detalhado com avaliações pré anestésicas e risco cirúrgico. Uma vez que todos exames estejam perfeitos, é importante também que sua cirugia seja realizada em uma ambiente hospitalar que tenha todo o suporte de UTI. Essa é uma precaução e também exigência da própria sociedade de cirurgia plástica.
      Atenciosamente

      Equipe PERFACE

  • mikaela

    boa tarde!!!!
    tem algum prossedimento pra aliminar as estrias da barriga?
    obrigado!!!!!

    • Olá, Há sim tratamentos dermatológicos que podem ajudar a eliminar estrias nessa região. Dependendo da localização, uma abdominoplastia também pode auxiliar na eliminação de parte das estrias que estejam abaixo do umbigo.

      Atenciosamente

      Equipe PERFACE

  • Susie Telles

    Olá Dr. Fernando,

    Me submeti a uma cirurgia bariátrica em agosto desse ano, perdi 24 kg e pretendo perder mais 30 antes de fazer a plástica do abdomêm e mastopexia com prótese. Tenho duas dúvidas:
    -O melhor que faço é esperar até entrar no peso dentro da faixa do IMC saudável?
    -O momento ideal para avaliação em uma consulta seria agora ou quando eu chegar a esse peso? Pode haver a necessidade de algum preparativo que necessite de tempo prolongado? (Tenho essa dúvida porque meu calendário é complicado, preciso me planejar com certa antecedência para a cirurgia, a qual gostaria que fosse em junho ou julho de 2013).

    Grata,
    Susie Telles

    • Olá, Susie.

      Isso mesmo.

      O momento ideal e correto de fazer a cirurgia plástica seria após vc atingir seu peso ideal. Nesse meio tempo, o melhor a fazer é manter um acompanhamento rigoroso com uma nutricionista, endocrinologista e seu cirurgião para que sua perda de peso seja saudável. Assim, quando chegar o momento da plástica vc estará apta a fazer a cirurgia e cicatrizar de forma adequada.
      Quanto a consulta, tanto faz. É possível fazer desde já pensando em um planejamento, porém, é invevitável uma reavaliação e realização de exames pré operatórios quando vc chegar ao peso ideal.

      Em caso de mais dúvidas, por favor entre em contato, ou deixe algum telefone para que possamos entrar em contato com vc.

      Atenciosamente.

      Equipe PERFACE

  • Susie Telles

    Obrigada.

    Tão logo atinja a meta, marcarei uma consulta. Tive referências muito positivas do Dr. Fernando Nakamura e estou realmente satisfeita com a postura do Instituto Perface.

    Susie Telles

  • Olá, Susie.
    Agradecemos mais uma vez seu contato e ficaremos no aguardo do agendamento da sua consulta. Esperamos poder ajudá-la da melhor maneira possível.
    Na ocasião, para sua maior privacidade, entre em contato direto com nossa assessora Daniela 3543-7765 ou 8175-6166 ou nos fornceça um contato para que possamos falar com você.

    Atenciosamente.

    Equipe PERFACE

  • Paloma

    Ola, gostaria de saber se a abdomenoplastia deixa o umbigo com o aspecto “bola” ou se e possível deixa lo em seu aspecto normal. Malho bastante, tenho 1,74 e 65 kgm/s passei por três gestações. O receio que tenho deste tipo de cirurgia e colocar um bikini e ficar claro que fiz uma cirurgia plastica em decorrência do umbigo. Muito obrigada

    • Olá, Paloma.
      Em uma abdominoplastia clássica, realmente temos que fazer uma plástica do novo umbigo. No entanto, temos em nosso serviço uma preocupação muito grande com o aspecto final do umbigo, uma vez que consideramos essencial um resultado natural que não pareça que a paciente fez uma plástica abdominal.
      O formato do umbigo depende de características da própria paciente mas essecialmente da técnica utilzada pelo seu cirurgião. Existem diversas técnicas para refazer o umbigo em uma cirurgia como esta, portanto é realmente recomendável que você discuta isso com oo cirurgião.
      Seu receio em colocar um biquini após a cirurgia é pertinente. Portanto, nesses casos é fundamental um umbigo natural e uma cicatriz bem posicionada dentro da marca do biquini ou calcinha.
      Atenciosamente.

      Equipe PERFACE

  • Paloma

    Obrigada Dr. Fernando. O sr. Realiza a míni abdomenoplastia? Vi em alguns sites e como sempre fiz bastante atividade física acredito que a míni resolvera meu caso…

    • Lorena

      Bia noite,

      Gostaria de saber qual o tempo médio de recuperação de abdominoplastia e qual seria o peso ideal para realização do procedimento, já que tenho 1,60 e 69kg? Na verdade, só o que me incomoda é a flacidez na barriga, gosto do resto do meu corpo como está!

      • Olá, Lorena. Em primeiro lugar agradecemos o contato com nosso Instituto.
        O tempo médio de recuperação de uma abdominoplastia é de aproximadamente 15 a 20 dias para atividades leves e de 30 a 60 dias para atividades mais intensas. Esse período pode ser muito variável de acordo com cada paciente.
        Peso e altura são dados importantes para decidirmos a respeito de uma cirurgia mas não são os únicos fatores.
        É interessante fazermos uma avaliação do seu caso para decidirmos se esse é o momento ideal de se submeter a uma cirurgia ou se teremos que realizar algum trabalho especifico antes.

        Nos colocamos a disposição para qualquer outro esclarecimento.
        Atenciosamente.

        Equipe PERFACE

        • oi dr.Fernando,gostaria de fazer abdominoplastia,uma amiga minnha fez com vc,gostaria de saber em relacao a pagamento,se aceita cartao de credito e onde posso marcar uma connsulta,estou no es vitoria.obrigado

  • oi dr.Fernando,gostaria de fazer abdominoplastia,uma amiga minnha fez com vc,gostaria de saber em relacao a pagamento,se aceita cartao de credito e onde posso marcar uma connsulta,estou no es vitoria.obrigado

  • Alessandra

    Oi tenho 25anos ,gostaria de saber se vcs fazem algum tipo d ajuda a quem tem vontade mais n tem condicoes de pagar a cirurgia ? Obrigado

    • Olá, Alessandra.
      Por gentileza, poderia nos fornecer um telefone de contato para que possamos ligar?
      Atenciosamente
      Equipe PERFACE

  • franciele

    ola boa noite dr. gostaria de fazer uma avaliação quero fazer a abdominoplastia, e tenho muito medo, tive 3 gestações e não consigo eliminar a gordura da barriga, é dividido

    • Olá, Franciele.

      Agradecemos seu contato com nosso Instituto.

      Em algumas pessoas, após a gestação é comum haver um acúmulo de gordura e pele na região abdominal.

      Nesses casos, como você mesma colocou, o procedimento adequado seria uma abdominoplastia. Mas antes de realizar a cirurgia, vc deve passar por uma avaliação rigorosa do seu cirurgião e fazer toda a programação com o intuito de se prevenir e evitar riscos durante a cirurgia. A realização de todo preparo pré operatório é fundamental e um bom diálogo com seu cirurgião podem faze-la sentir-se mais segura em relação ao procedimento.

      Atenciosamente.

      Equipe PERFACE