Lifting facial é um termo médico utilizado para um procedimento cirúrgico que visa amenizar sinais visíveis do envelhecimento da face e do pescoço. A queda das estruturas do terço médio podem criar ou acentuar sulcos abaixo da pálpebra inferior (sulco nasojulgal) e entre o nariz e a boca (sulco nasolabial) que, por sua vez, levam a um aspecto cansado da face. A queda do tecido gorduroso e a perda do tônus muscular, associado a flacidez da pele contribuem para a perda dos contornos da face e pescoço e estão relacionados a uma série de fatores incluindo hereditariedade, efeito da gravidade, condições ambientais e estresse.

O lifiting facial tem o objetivo de amenizar esses efeitos do envelhecimento, devolvendo à face e ao pescoço uma aparência mais jovem, descansada com contornos mais definidos, através do reposicionamento do tecido muscular, gorduroso e retirando o excesso de pele.

Existem vários critérios que devem ser respeitados quando se deseja realizar a cirurgia de face e pescoço, como:

  • A primeira consideração é a escolha do profissional, pois assim como todas as demais cirurgias plásticas devem ser realizadas por um cirurgião plástico qualificado e de boa formação que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica com experiência recomendada de no mínimo 11 anos.
  • A cirurgia de face e pescoço deve ser realizada em ambiente hospitalar sempre com a presença de um anestesista.
  • Não há uma idade específica para realizar a cirurgia de face uma vez que o processo de envelhecimento é muito individual. Além disso, há outros fatores como tabagismo, genética, exposição solar, cuidados com a pele que podem influenciar tanto a decisão de se realizar a cirurgia quanto o sucesso da mesma depois de realizada.
  • Não há como prever quanto tempo vai durar o resultado, por se tratar de algo muito pessoal. No entanto, sabemos que um procedimento bem sucedido pode deixar a paciente com um aspecto rejuvenescido por muitos anos e mesmo assim, estudos científicos demostram que apesar do processo de envelhecimento ser algo constante, mesmo com o passar dos anos, a paciente terá uma aparência melhor do que se nunca tivesse sido operada.
  • É muito importante a associação da cirurgia de face com cuidados de pele e tratamentos dermatológicos.
  • Vale atentar que o lifting facial não muda os aspectos básicos e fundamentais da face do indivíduo (características étnicas, formato de rosto, por exemplo) e não interrompem o processo de envelhecimento.
  • A cirurgia da face pode ser associada à cirurgia das pálpebras e da região frontal conforme indicação do seu cirurgião.
  • Deve se atentar também para todas as indicações necessárias para a realização da cirurgia, assim como informações sobre o pós-operatório.

Portanto, antes de se submeter a uma cirurgia de face, é importante discutir detalhadamente com o cirurgião sobre suas expectativas em relação ao resultado.

Saiba mais sobre