A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico que visa remover gorduras localizadas de determinadas partes do corpo. É uma cirurgia realizada com o auxílio de cânulas de aspiração que são introduzidas no corpo através de pequenas incisões. Os principais locais em que essa técnica pode ser utilizada são: submento (“papada”), braços, região torácica, abdome, cintura, costas, quadril, glúteos, coxas, região interna do joelho e pernas.

A lipoaspiração pode melhorar o contorno corporal em áreas em que o acúmulo de gordura encontra-se fora de equilíbrio com o restante do corpo e é melhor indicada para pacientes adultos, com gorduras localizadas, com a pele firme, elástica e com bom tônus muscular.

Quando se deseja realizar a lipoaspiração existem vários critérios que devem ser respeitados, como:

  • A primeira consideração é a escolha do profissional, pois assim como todas as demais cirurgias plásticas devem ser realizadas por um cirurgião plástico qualificado e de boa formação que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica com formação recomendada de no mínimo 11 anos.
  • É importante ressaltar que a lipoaspiração não é um tratamento para obesidade ou um substituto para uma dieta apropriada e exercícios. Da mesma forma, não é um tratamento para celulites, estrias ou pele flácida e redundante que aparecem tipicamente nas coxas, quadris e glúteos.
  • A lipoaspiração deve ser realizada em ambiente hospitalar e com a presença de um anestesista.
  • Não há uma idade específica para realizar a lipoaspiração, pois depende de fatores genéticos e dos hábitos de vida do adulto que podem influenciar tanto a decisão de se realizar a cirurgia quanto o sucesso da mesma depois de realizada.
  • O pré-operatório é fundamental para o sucesso da cirurgia, pois a adequação a um peso estável e dentro dos limites de normalidade do IMC (Índice de Massa Corpórea) seria ideal. Em alguns casos, o paciente é orientado a um acompanhamento nutricional prévio à cirurgia para que se obtenha resultados mais duradouros.
  • Não há como prever quanto tempo vai durar o resultado, por se tratar de algo muito pessoal e dependente dos hábitos de vida do paciente, tanto antes quanto depois de realizada a cirurgia.
  • A gordura retirada, pode ser utilizada para a realização de enxertos de gordura em áreas do corpo que estejam deficientes desse tecido, havendo uma taxa variável de reabsorção da gordura enxertada no pós-operatório. Os locais mais apropriados para a realização da lipoenxertia devem ser discutidos com o seu cirurgião plástico.
  • É muito importante a associação da lipoaspiração com cuidados de pele e tratamentos dermatológicos.

Portanto, antes de se submeter a uma lipoaspiração, é importante discutir detalhadamente com o cirurgião sobre as suas expectativas em relação ao resultado, além das orientações pré e pós-operatórias.

Seu corpo demonstra a sua beleza e confiança. Revele-se!

 

Saiba mais sobre

  • MONALIZA

    gostaria de fazer lipo (barriga e culotes) e exertação no bumbum e também fazer o peito que estão caidos apos amamentação… gostaria de saber se é possivel fazer tudo de uma vez só, e também tenho uma pequena hernia no umbigo, qro saber se tem algum problema em fazer a lipo e se a mesma é retirada. aguardo resposta

    • Olá.

      Agradecemos seu contato com nosso Instituto.
      A cirurgia combinada pode ser realizada em determinados casos desde que haja segurança para a paciente. Para isso, é necessário passar por uma avaliação completa e rigorosa por parte do seu cirurgião, assim como por uma série de exames pré operatórios e risco cirúrgico antes de tal procedimento.Caso haja qualquer risco para sua saúde, vale a pena fazer as cirurgias em etapas. A hérnia de umbigo pode sim ser corrigida no mesmo tempo cirúrgico desde que seu cirurgião tenha formação para isso ou que haja a participação de um cirurgião geral.

      Estamos a disposição para maiores esclarecimentos

      Equipe PERFACE

  • Pingback: Mitos e verdades sobre a lipoaspiração.()

  • Pingback: Mitos e verdades sobre a abdominoplastia.()