A otoplastia é a cirurgia feita nas orelhas a fim de corrigir deformações que as deixam com uma aparência indesejável para o paciente, podendo trazer prejuízos de ordem emocional.

Essa cirurgia plástica é utilizada para tratar:

  • O posição da orelha, deixando-a mais próxima da cabeça;
  • Algumas deformidades decorrentes de trauma ou infecções;
  • Orelhas muito grandes – uma condição rara chamada macrotia – causando desproporcionalidade a face do paciente e, por conseguinte, desconforto emocional e baixa autoestima;
  • O formato da orelha, não somente “orelha de abano” que é o caso mais conhecido, mas também, por exemplo, a “orelha pontuda”;

Para a realização da otoplastia, é preciso se respeitar alguns critérios, como por exemplo:

  • A primeira consideração é a escolha do profissional, pois assim como todas as demais cirurgias plásticas devem ser realizadas por um cirurgião plástico qualificado e de boa formação que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica com formação obrigatória de 11 anos.
  • A otoplastia deve ser realizada em ambiente hospitalar com a presença de um anestesista.
  • A cirurgia é melhor indicada para pacientes que já atingiram o desenvolvimento completo das orelhas o que ocorre por volta dos 6 anos de idade, evitando que a criança venha a sofrer problemas de ordem psicológica;
  • Algumas condições como anemia e problemas de coagulação ou alterações na avaliação cardiológica podem somente ser detectadas nos exames pré-operatórios, que são fundamentais para a segurança do paciente.
  • Deve se atentar também para todas as indicações necessárias para a realização da cirurgia, assim como informações sobre o pós-operatório.

Portanto, antes de se submeter a uma otoplastia, é importante discutir detalhadamente com o cirurgião sobre as suas expectativas em relação ao resultado.

Eleve sua autoestima e revele a sua beleza e confiança com a otoplastia, mas não se esqueça, consulte nossos cirurgiões para saber como proceder!

Saiba mais sobre

  • carine de lima meira

    eu gostaria de saber valores para uma cirurgia como essa?

    • Boa noite, Carine.

      Infelizmente não é permitido fornecermos nenhum tipo de valor sem antes consultarmos e examinarmos cada paciente detalhadamente.
      No entanto, ficamos a disposição para qualquer outro esclarecimento ou uma eventual consulta com nosso corpo clínico.
      Atenciosamente.

      Equipe PERFACE

  • jorge

    eu tenho 13 anos tenho orelhas de abano eu poço fazer essa sirugia?

    e onde e essa clinica?

    • Boa noite.

      A cirurgia de orelha em abano, deve ser indicada após consulta e exame clínico por um cirurgião plástico. Havendo indicação, ela pode ser realizada quando as cartilagens auriculares já se encontram totalmente desenvolvidas, o que ocorre em geral após 6 a 7 anos de idade. Portanto, com 13 anos, é possível realizar a cirurgia.

      Equipe PERFACE

      • Carlos Eduardo disse:Doutor otoplastia por 2 vezes.Com 2 mecidos diferentes. Mas minha orelha ficou pontuda nas pontas e a cartilagem esta dura, foi cortado uma espe9cie de um triangulo para diminuir o tamanho.Gostaria de saber se tem como fazer uma outra cirurgia para corree7e3o? Obrigado sou de Minas Gerais.Juiz de Fora respondeu:Carlos,Enviei para seu email algumas orientae7f5es.Dr. Alexandre

        • Olá, Carlos Eduardo.

          Não temos ideia de como era sua orelha antes das cirurgias, e também não sabemos o exato motivo para que houvesse a necessidade de duas cirurgias. No entanto, o correto seria avalia-lo detalhadamente e ver se realmente os problemas que você aponta nas suas orelhas são passíveis de correção através de um terceiro procedimento. Caso a resposta seja afirmativa, uma cirurgia estaria indicada, no entanto, em casos já operados previamente tudo deve ser feito com bastante cautela e rigor clínico – cirúrgico para que vc fique satisfeito.
          Ficamos a disposição
          Atenciosamente.
          Equipe PERFACE

  • pedro

    gostaria de saber se há como redusir o tamanho da orelha com incisão na parte exterior dela,pois acho que em meu caso precisaria retirar um pouco de cartilagem da ponta da orelha e afasta-las junto ao crânio, isso é possível? e se sim,há risco de cicatrizes bem visíveis?

    • Há várias técnicas de cirurgia de orelha, porém a escolha da melhor técnica dependerá fundamentalmente da avaliação clínica do paciente e da indicação precisa em cada caso.
      Cicatrizes sempre existem, no entanto há como mante-las em locais menos visíveis dependendo do caso.

      Atenciosamente

      Equipe PERFACE

  • Paulo Afonso

    sou de São João Nepomuceno e gostaria de saber onde esta localizada esta clinica.
    e como chegar.

    • Olá.
      Nossa clínica fica na cidade de Brasília. Em nosso site, na página de contatos, o senhor poderia encontrar dados específicos sobre nossa localização e também um mapa.

      Atenciosamente

      Equipe PERFACE

  • Rodrigo

    Boa noite,fui em um cirurgião plastico semana passada porque minha orelha me incomoda,tanto a inclinação como o tamanho dela,tendo em vista que nao tenho aquela dobra de cartilagem que todo mundo tem no final da orelha,minha cartilagem é aberta,sem formato na ponta,o resto da orelha possui uma anatomia normal!O médico me falou que a única coisa que poderia fazer é uma incisão atras da orelha e mudar a inclinação(pouco,tendo em vista que não é muito de abano),mas disse que até hoje não existem tecnicas para fazer aquela dobra final na orelha que todo mundo tem!Gostaria de uma resposta!Muito obrigado.
    Atenciosamente
    Rodrigo

    • Olá, Rodrigo.

      Agradecemos o contato com nosso Instituto.

      Teríamos uma ideia real do seu caso somente através de uma consulta e exame físico detalhado embora vc tenha descrito o seu caso acima. No entanto, podemos adiantar que realmente, as técnicas para correção de orelha em abano são muito eficientes, no entanto, pequenas “dobras” na parte mais externa ou hélice, nem sempre são possíveis. As vezes podem ser factíveis, porém há a necessidade de avaliar cada caso individualmente.

      Atenciosamente

      Equipe PERFACE

  • Gustavo

    Tenho uma orelha pontuda , parecido com uma de elfo, gostaria de saber se eu fizer a cirurgia com ficaria, e como seria ?

    • Olá, Gustavo.
      Agradecemos seu contato com nosso Instituto.
      Nesse caso, embora haja métodos para a correção, é necessária a avaliação de cada caso individualmente para sabermos qual a melhor técnica a ser empregada.
      Nos colocamos a disposição para uma avaliação e maiores esclarecimentos.
      Atenciosamente.
      Equipe PERFACE.

  • Gustavo

    Obrigado doutor por me responder.

    No meu caso seria uma cartilagem que faz esse tipo de ¨ponta¨ na orelha.
    Pelas informaçoes que eu te dei, seria mesmo um caso de cirurgia ou no consultorio mesmo você consegue tirar ?
    Ou eu deveria mesmo receber uma avaliação

    • Olá, Gustavo.
      Dependendo do caso podemos fazer em consultório com anestesia local, mas em outros casos temos que fazer em hospital. A prioridade é sua segurança.