Rinoplastia é um procedimento cirúrgico que visa melhorar tanto o aspecto estético quanto funcional do nariz. Entre as possibilidades desse tipo de cirurgia estão: correção do tamanho do nariz em relação às proporções da face, largura do nariz, perfil nasal, ponta do nariz, correção das narinas e assimetrias nasais, além de problemas respiratórios funcionais.

Essas características são geralmente de causas hereditárias, ou, em alguns casos, também devido a traumatismos. Em algumas situações, as características do nariz em si não são os únicos fatores que contribuem para o desbalanço facial. Nestes casos, cirurgias combinadas com a rinoplastia podem ser necessárias para atingir um resultado mais adequado.

Para a realização da rinoplastia, deve-se considerar e ficar atento aos seguintes critérios:

  • A primeira consideração é a escolha do profissional, pois, assim como todas as demais cirurgias plásticas, devem ser realizadas por um cirurgião plástico qualificado e de boa formação que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica com formação recomendada de no mínimo 11 anos.
  • A rinoplastia deve ser realizada em ambiente hospitalar com a presença de um anestesista.
  • Apenas pacientes nos quais já houve o desenvolvimento completo da face, o que ocorre por volta dos 15 anos de idade, podem realizar a rinoplastia.
  • A rinoplastia é melhor indicada para pacientes não fumantes.
  • No pré-operatório pode ser necessário realizar exames como tomografia computadorizada, nasofibroscopia e raio-x para avaliar a estrutura nasal.
  • A rinoplastia pode ser associada a procedimentos cirúrgicos, como correção de septo nasal e turbinectomia, ou a outras cirurgias plásticas, como a blefaroplastia.
  • Quando há dificuldade respiratória prévia, normalmente a causa é obstrutiva e a correção desse problema pode ou não ser realizada em conjunto com a rinoplastia.
  • No pós-operatório, o paciente deve manter os curativos por quinze dias, evitar alimentos rígidos durante os primeiros sete dias, manter repouso absoluto até o sétimo e moderado até o décimo quinto dia. Além disso, o paciente deve dormir com a cabeça elevada durante os primeiros sete dias.

Portanto, antes de se submeter a uma rinoplastia, é importante procurar um cirurgião competente e discutir detalhadamente sobre as suas expectativas em relação ao resultado, além das orientações pré e pós-operatórias. Contate a equipe do Instituto PERFACE e agende uma avaliação.

Seu corpo demonstra a sua beleza e confiança. Revele-se!

Saiba mais sobre