O que é?

O peeling químico (do inglês to peel – descascar) é utilizado no tratamento de imperfeições da pele e consiste na aplicação de agentes químicos em sua superfície. O objetivo é causar uma lesão controlada das camadas da pele, que causará uma esfoliação seguida de regeneração.
O peeling químico é usado há mais de um século e, apesar das novas tecnologias existentes, continua frequente na rotina do dermatologista por sua praticidade, baixo custo e ótimos resultados.

Quais tipos existem?

O grau de descamação varia de acordo com o tipo do peeling, que pode ser superficial, médio ou profundo, dependendo da profundidade que atingem na pele. As substâncias utilizadas são várias (ácido retinóico, ácido tricloroacético, ácido glicólico, ácido salicílico, entre outras) em concentrações variadas, isoladamente ou associadas entre si ou com outros procedimentos.

Quais as indicações?

O peeling pode ser utilizado para fins terapêuticos ou cosméticos. A esfoliação causada pelo procedimento melhora o aspecto e a qualidade da pele, e as indicações mais comuns são: tratamento de manchas; envelhecimento leve, moderado ou grave e rugas; acne ativa (espinhas) ou cicatrizes de acne; estrias.
Podem ser realizados na face ou em outras áreas do corpo. Alguns agentes causam ardência ou sensação de queimação leve ou moderada durante sua aplicação, mas o procedimento normalmente é bem tolerado. A frequência da realização do peeling varia de acordo com a indicação e com o agente químico escolhido.
Os critérios utilizados para indicação de cada tipo de peeling compreendem idade, tipo da pele, área a ser tratada, grau de fotoenvelhecimento, objetivos desejados, habilitação do médico e fatores de cada paciente em particular.

Como é a recuperação?

Os cuidados após a realização do peeling e o tempo de recuperação dependem do tipo e da profundidade do mesmo. De modo geral, as orientações consistem em realizar limpeza e hidratação adequadas da pele, não se expor ao sol e evitar o uso substâncias tópicas irritantes.

Saiba mais detalhes sobre cada tipo de peeling químico

Peeling químico superficial: o procedimento de peeling superficial é o menos profundo dentre todos, pois atinge as células apenas da epiderme, a primeira camada da pele. É indicado para o tratamento de acne, manchas e rugas leves. As substâncias químicas utilizadas são várias como o ácido retinóico, resorcina, ácido tioglicólico, ácido glicólico, ácido láctico e ácido salicílico. Essas substâncias causam uma descamação leve na pele. As sessões de peeling químico superficial podem ser realizadas com um intervalo de 1 a 4 semanas entre as sessões, dependendo do agente – até que o resultado seja alcançado.

Peeling químico médio: o peeling químico médio tem uma profundidade moderada e lesa as células epiteliais tanto da epiderme, a primeira camada da pele, quanto da parte superior da derme, a camada abaixo da epiderme, causando uma descamação espessa e escura. É indicado para o tratamento de cicatrizes de acne, manchas, lesões pré-cancerígenas e rugas mais pronunciadas. No procedimento, podem ser utilizados o ácido tricloroacético, o ácido glicólico ou uma combinação do ácido tricloroacético com a solução de Jessner ou com o ácido glicólico. Nesse caso, as sessões podem ser realizadas mensalmente, e menos sessões são necessárias.

Peeling químico profundo: o peeling químico profundo é o mais intenso dentre todos porque penetra na derme, a camada média da pele. Os resultados são os mais significativos, mas os riscos e desconforto no pós-operatório são maiores. É indicado para situações como o tratamento de rugas profundas, danos pronunciados causados pelo sol, envelhecimento avançado e lesões pré-cancerígenas. A substância utilizada no procedimento é o fenol, um ácido forte que necessita de extremo cuidado na utilização, devendo o peeling ser realizado sob monitorização cardíaca em ambiente hospitalar. O tratamento é contraindicado para pessoas com doenças cardíacas, hepáticas e renais.

O peeling é um procedimento muito utilizado na prática dermatológica, bastante seguro e com excelentes resultados, se realizado com indicação adequada e por um profissional qualificado. Tire todas as suas dúvidas com o Instituto PERFACE.

Revele a verdadeira beleza da sua pele.

Saiba mais sobre